quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Comunicação Interna: por onde começar?


A forma tem importância, mas o conteúdo é essencial...
Por indicação você pode comprar um livro com capa estranha, ouvir um CD de uma banda esquisita e ver um filme excêntrico recomendado pelo seu professor de filosofia. Todas essas ações, apesar de uma dose de curiosidade, foi preciso o selo “eu recomendo”.




Sua informação apenas será transmitida se existir alguém do outro lado. Sem receptor não há valor para a mensagem. Os profissionais de comunicação devem estar atentos ao criar o layout de newsletters, boletins, intranet, jornal mural ou cartaz. Devem estar atentos ao tipo de público e reunir argumentos sólidos para defender sua criação junto ao cliente. Elaborar um projeto que agrade apenas a diretoria da empresa pode não surtir efeito na prática. O produto para comunicação interna deve gerar empatia no seu público-alvo: os profissionais da corporação. A forma deve despertar o desejo de experimentar o conteúdo, sem precisar de recomendações.

Após decidido o formato…
O foco da comunicação interna é a motivação. Toda instituição é formada por pessoas e o modo como estas pessoas se relacionam com o cliente, os parceiros de trabalho e os fornecedores pode ser decisivo. Em alguns casos, sociabilidade, educação e simpatia podem gerar mais retorno que conhecimento técnico. A comunicação interna deve transmitir esse conceito aos profissionais. Todos devem estar comprometidos com os objetivos da empresa.

Como fazer?
Levando em conta que o público já está segmentado, o projeto gráfico adequado com o foco da comunicação interna, resta escolher o conteúdo.
O tipo de veículo, o público-alvo e a filosofia da empresa serão fundamentais para determinar o que será abordado.
Em empresas com ambiente mais descontraído valido criar tirinhas com um mascote superando obstáculos comuns a rotina dos funcionários. É importante parabenizar os aniversariantes do mês e os novos contratados. Dicas de cursos e eventos nas áreas de atividade da empresa também são interessantes. O conteúdo apresentado está ligado diretamente a filosofia da instituição, necessidades do público-alvo e objetivos da comunicação interna.
O mais importante é ser atualizado e transparente. Se há algum lançamento a ser feito; se a empresa ganhou uma licitação; vendeu uma filial; esta sendo acusada de fraude; ou comprou uma concorrente é imprescindível que o grupo seja informado de imediato, com uma versão oficial da diretoria. Ao ler a notícia na grande imprensa o funcionário já informado se sentirá parte daquela vitória e, se o caso for alguma notícia desconfortável, a versão oficial no órgão da instituição trará a confiança de que aquilo que foi dito é a verdade, independente do que a mídia divulgar.

Medidas simples às vezes geram tanto retorno quanto grandes investimentos. O profissional deve estar integrado a empresa, reconhecendo a importância do trabalho que desenvolve e percebendo o reconhecimento da entidade por sua atuação. O comprometimento, de ambas as partes, é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa.



BIBLIOGRAFIA:

- KUNSCH, Margarida Maria Krohling. As organizações modernas necessitam de uma comunicação integrada. São Paulo. Revista Mercado Global, ano XXIV, nº 102, 2º trimestre de 1997, página 20.

- BUENO, Wilson da Costa . Educação a distância - Curso de Comunicação Interna


Natalia Abreu

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