segunda-feira, 28 de setembro de 2009

As Tendências da Comunicação Interna

Estamos em constante progresso tecnológico e também profissional na área de comunicação, algumas tendências ocorrerão principalmente devido as pressões do mercado, do ambiente empresarial, etc. Esta avanço faz com que o profissional também evolua, ocasionando uma mudança no papel e perfil do profissional, porém esta tendência cabe especificamente da iniciativa e tomada de decisão dos lideres de comunicação das empresas. O profissional será cada vez mais estratégico e menos produtor de matérias, sendo cada vez mais um gestor da informação, focado em preparar seus colaboradores para um novo ambiente de trabalho cada vez mais dinâmico, global e online, em um ambiente propício a diversas mudanças.

No âmbito tecnológico, a informação tende a ser cada vez mais pessoal, focando mais nas pessoas do que nas mensagens corporativas. As pessoas gostam de ouvir historias de outras pessoas, de heróis e também de conquistas individuais. Assim, a CI deverá se alinhar em torno disto, passando as mensagens corporativas moldadas em torno de história de pessoas. As redes sociais, que cada vez mais crescem pelo mundo, farão com que a CI deixe de lado a comunicação unidirecional (email, murais, etc.) para um modelo de intensa colaboração. Empresas grandes ou pequenas deveram ter seus blogs, fóruns, onde a comunicação interna um dia será feita pelos funcionários para os funcionários. Cada vez mais as mensagens serão mais diretas e curtas, como uma “dose única”, algo objetivo e direto. Tendemos a cada dia mais sermos bombardeados com informações, e este fluxo crescer a cada dia. Devido a Mobilidade, algo que há 15 anos ninguém se imaginava trabalhando em casa, deixando de lado o telefone fixo, o acesso remoto ficou viável quase que em todo lugar, a internet, a globalização, este achatamento do mundo, onde todos estão interligados facilita o papel da CI desde que sejam desenvolvidas novas estratégias e canais de comunicação. A fronteira entre CI e CE deve diminuir cada vez mais, já que no mundo atual, interconectados, online 24 horas, já sugere um conceito superado, mas ainda as funções continuam sendo divididas dentro das empresas. Algumas empresas já colocam a área de CI junto com o RH e Tratam a CE apenas como Relações com a Imprensa, gerando cada vez mais um distanciamento entre elas. O profissional Mauro Segura, Líder de MKT e Comunicação da IBM Brasil, ressalta: “Acho que existe uma grande tendência de CI e CE ficarem na mesma organização e diretamente ligadas à presidência, com o surgimento de ferramentas que atenderão simultaneamente CI e CE”.

Jorge França

Nenhum comentário:

Postar um comentário