segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Comunicação Interna em franquias


Franquia da Água Doce Cachaçaria


O texto abaixo relata o interessante trabalho de Comunicação Interna realizado em franquias

Há muitas matérias que abordam a Comunicação Interna nas empresas de pequeno e médio porte, porém pouco se fala sobre o assunto quando tratamos de franquias. Na reportagem da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios do mês de julho deste ano encontramos uma matéria exclusiva sobre este trabalho relacionado a franquias.

Trata-se da rede de franquias Água Doce Cachaçaria que criou um concurso interno de receitas, do qual todos os funcionários dos 107 estabelecimentos franqueados poderão participar, isso contribuirá tanto na descoberta de chefs em potencial como estimulará seus colaboradores. Como prêmio, os desenvolvedores dos cinco melhores pratos receberão até R$ 2 mil e terão suas inovações incorporadas ao cardápio de todas as unidades. As iguarias terão o nome das cidades onde os funcionários trabalham.

Muito além do prêmio, podemos perceber a integração de funcionários de diferentes restaurantes da rede, que estão ansiosos em comparecer ao evento, sediado em um resort, para conhecer os demais franqueados e interagir mais com a rede. Este fato está realmente estimulando os participantes da competição a vencer é a cerimônia de premiação, que será durante a Convenção de Franqueados Água Doce Cachaçaria. Segundo Golfeto.
Dar a sensação aos colaboradores de pertencimento à empresa – esse sem dúvida é o principal benefício da campanha, menciona Renato Avanzi, professor dos cursos de MBA e Pós-Graduação de Comunicação Interna da ESPM. Geralmente os funcionários de franquias costumam não ser considerados como público interno, o que de certa forma contribuí negativamente para a comunicação organizacional.
Por isso, iniciativa da cachaçaria Água Doce é uma ótima solução, pois reduz o estresse dos empregados, levando-os a atender melhor os clientes e a sentirem-se parte do corpo da empresa, pois são convidados a opinar ou até mesmo criar um novo prato para o cardápio.
Além disso a disposição, o estímulo e a integração entre os participantes são os resultados obtidos por meio de uma campanha de Comunicação Interna, desta vez de uma forma diferente, não para funcionários como de costume, mas sim para franqueados.

Francisca Adriana

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