quarta-feira, 10 de junho de 2009

Valorização da Comunicação Interna

Esse texto ajuda a situar uma leitura a respeito da comunicação interna nas empresas, assunto tão abrangente e que se atualiza muito rapidamente conforme as demandas e as diferentes culturas organizacionais encontradas.


O mercado de trabalho torna-se cada vez mais competitivo, aumentando a necessidade de aprimoramento da eficácia organizacional. O processo de comunicação interna passa a ser algo prioritário, visto que, atualmente não basta ter uma equipe altamente motivada, é preciso que haja uma boa comunicação e interação entre as pessoas. Para que uma boa comunicação ocorra, é necessário assegurar que a informação seja divulgada e transmitida em todos os níveis, para que as pessoas possam usá-la de forma mais eficaz.
A Comunicação Interna são as interações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa, sendo ela a responsável por fazer circular as informações e o conhecimento. Podendo acontecer de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados; e horizontal, entre os empregados de mesmo nível de subordinação, ou vice e versa.
Na comunicação, é fundamental que haja um bom entrosamento entre os seus elementos (emissor, mensagem e receptor), para que ocorra a devida compreensão da mensagem. O que acontece muitas vezes nas empresas é a não existência desse entrosamento, causando as indesejáveis falhas na comunicação. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes, ou ainda, não causam efeitos positivos, ocasionando a falta de eficácia na comunicação.
Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicação nas organizações, certamente porque falta aos gestores a consciência de que uma boa comunicação, transparente, ágil, democrática e participativa, pode ser vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
A Comunicação interna amplia a visão do empregado, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo. “As ações da empresa devem ter sentido para as pessoas, sendo necessário que encontrem no processo de comunicação as justificativas para o seu posicionamento e comprometimento”, (Dra Marlene Marchiori). Os empregados devem ser considerados parceiros, e estarem sempre bem informados, pois assim estarão mais envolvidos com empresa e sua missão.
O processo de comunicação interna precisa ser valorizado, e os canais que ele dispõe (jornais, boletins, intranet, murais e etc) necessitam ser disponibilizados de forma eficaz e atrativa, para que realmente cumpram sua missão de integrar todo o quadro funcional de uma organização.
Conduzir um processo de aprimoramento da comunicação interna nas organizações pode ser altamente inteligente, pois, eliminando deficiências na comunicação provavelmente garantiremos melhores resultados.

Mara Marciano Alvarenga, 33 anos, Graduada em Administração de Negócios, um curso que engloba várias áreas. Cursa MBA em Gestão de Pessoas que é uma área que tem maior afinidade. Tem uma filha de 11 anos, e ela é a motivação para traçar metas e alcançar os objetivos.



Marcelo Serrano

Um comentário:

  1. E para vocês quais os fatores críticos de sucesso para os profissionais façam o gerenciamento da comunicação interna de forma eficaz?

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