segunda-feira, 1 de junho de 2009

Bunge - Comunicação Interna



Esatava pesquisando algum tema pertinente para colocar aqui no blog e me deparei com o case da Bunge, fertilizante do Brasil. Após ganhar o prêmio Aberje em 2005 na categoria vídeo de Comunicação Interna (infelizmente não o encontrei em nenhum lugar!), a Bunge vem seguindo uma trajetória muito feliz nesse aspecto e ano passado comemorou 70 anos, com vídeos institucionais produzidos pela TV1. Quem se interessa pelo tema vale a pena conferir (eles estão disponíveis no site www.tv1.com.br). Além disso a Bunge vem crescendo ano a ano e colhendo frutos de seu trabalho.
Mas, o que mais me chamou a atenção foi a entrevista feita pelo site nosdacomunicacao.com.br, com a Gerente de Comunicação Institucional da Bunge, Patricia Pecego, aqui coloco trechos:

Nós da Comunicação – Quais as ações da área de Comunicação Interna voltadas para o empreendedorismo – um dos valores da companhia?
P. P. – Temos um programa de inovação – Inova Bunge – que estimula as pessoas a terem ideias de novos negócios e produtos. Assim, amarramos inovação com empreendedorismo. Do total de 5.256 ideias, 757 serão implantadas e 214 já foram operacionalizadas.

Nós da Comunicação – Você acredita que a comunicação pode ser um instrumento de transformação das normas estabelecidas em uma corporação?
P. P. – Sim, vejo a comunicação como uma área estratégica dentro da organização. Ela avança, movimenta, e quanto maior o nível de alinhamento entre as lideranças, maior o envolvimento dos funcionários em prol de um objetivo. Com certeza, há uma habilidade da comunicação muito grande por trás da integração dos funcionários na empresa.


Acredito que cada vez mais é necessário ressaltar a Comunicação como estratégia. Nós estudantes da área sentimos que essa percepção está sendo difundida entre as organizações, o que gera valorização da nossa futura profissão. Achei bacana também a Gerente da Bunge falar sobre empreendedorismo corporativo. Como aprendido nas aulas de Assessoria com a profª Tânia Baitello, o empreendedorismo também é possível de ser realizado e incentivado dentro das empresas. Isso fica esquecido, muitas vezes!
O case nos elucida que sim, a Comunicação Interna faz toda a diferença na criação de um ambiente de trabalho favorável, na valorização de funcionários e é claro, na obtenção de resultados positivos.

A entrevista está disponível na íntegra em http://www.nosdacomunicacao.com.br/panorama_interna.asp?panorama=156&tipo=E

Luiza Yang

Nenhum comentário:

Postar um comentário