sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Relato Pessoal - Por dentro do estágio

Esse texto vai abordar a comunicação interna nas empresas sob a ótica de estudantes, que dão suas opiniões e relatos com base em suas experiências profissionais e na teoria passada em sala de aula.

Meu primeiro estágio foi com comunicação interna. Trabalhei no Citibank, onde o porte da empresa permitia uma estrutura de comunicação sólida e bem distribuída. Isso era visto principalmente pelo alinhamento de discurso e padronização entre as diversas empresas da holding Citigroup. Na Citifinancial, financeira do grupo, o perfil dos colaboradores era completamente diferente do restante, e um ruído que percebi na comunicação era a imposição da cultura Citi, sem respeitar a particularidade desse braço do grupo, o que muitas vezes gerava um certo desinteresse por parte dos funcionários. Uma passagem que exemplifica bem isso era a distribuição de materiais econômicos, muitas vezes em outra língua, para um público que em grande parte não falava inglês e não havia sequer concluído o ensino superior.

Hoje trabalho numa assessoria de imprensa, uma empresa onde 95% dos funcionários são formados/estudantes de comunicação, e que não existe comunicação interna. Claro que a estrutura da empresa não permite e não demanda grandes veículos internos ou campanhas, mas com certeza, ações simples e criativas de comunicação ajudariam a motivar e envolver os mais de 60 colaboradores a agência.

Marcelo Serrano

2 comentários:

  1. A falta de homogeneidade nos discursos organizacionais, bem como a falta de preocupação em adequar valores, falas e objetivos aos funcionários é um problema frequente, principalmente nas grandes empresas. Acredito que é exatamente nessas situações que a equipe de comunicação deve falar junto e diretamente aos líderes, mostrando a relevância de promover um discurso único e que como foi dito, envolva e promova engajamento de todos

    ResponderExcluir
  2. Cara colega,

    Grato pelas palavras. Continue visitando nosso blog

    ResponderExcluir